sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Ver a árvore e a floresta, ver a floresta mas também a àrvore

Há pessoas que têm tendência para ver as coisas com mais minúcia e outras para ver de uma forma mais genérica. Outras ainda serão capazes de ver todas as coisas das duas maneiras, ver a árvore e a floresta, ver a floresta mas também a árvore.
Depois é uma questão de qual a sua capacidade de relativização e aí constatamos que para generalizar estamos nós todos prontos e para observar com minúcia já só estamos alguns. E aqui está a diferença entre ser responsável ou não.
Não é propriamente um defeito generalizarmos a partir dos sintomas mais negativos, ver tudo negro. Nós somos vítimas das circunstâncias de se não achar desonesto avaliar o estado de uma situação como negra, quando nela encontramos mais pontos positivos que negativos.
O contrário também é verdade: Generalizamos o que consideramos positivo, quando essa é a moda, porque realçamos os pontos positivos quando eles estão em minoria em relação aos negativos. A moda é tão só um movimento a que damos uma força excessiva. Quando se diz que Ponte de Lima está na moda não há nada mais a dizer. Mas conviria analisar os seus pontos marcantes.
A nossa aversão ao estudo, ao exame detalhado das coisas faz com que sejamos fracos na análise e pródigos na síntese repentina, judiciosa e condenatória ou laudatória. Como isto não depende de quaisquer sentimentos intrínsecos, perdoamos as pessoas, desculpabilizamos os efeitos.
Gente avisada seria mais comedida e não acreditaria tanto que, por termos a mesma emotividade, partilhamos os mesmos sentimentos ou repercutimos as nossas opiniões de forma imediata noutros. Os sentimentos aferem-se entre si e as opiniões comunicam-se sem querer levar as pessoas a tirarem quaisquer conclusões apressadas e defeituosas.
Não aceito que uns se arroguem o direito de espalhar o seu amor a Ponte de Lima como se os outros, todos os outros que se não apressem a apoiar e tenham uma visão diferente a não amassem. Uma nova visão de Ponte de Lima já foi divulgada neste Jornal e está em http://arquitecturaepontedelima.blogspot.com/.